Fechar
Página inicial Assunto 1

Assunto 1

EDITORIA A

Título da notícia em 3 linhas - até 50 caracteres

Subtítulo em quatro linhas com até 110 caracteres. Subtítulo em quatro linhas com até 110 caracteres.

Título da notícia em 3 linhas - até 50 caracteres

Subtítulo em quatro linhas com até 110 caracteres. Subtítulo em quatro linhas com até 110 caracteres.

Título da notícia em 3 linhas - até 50 caracteres

Subtítulo em quatro linhas com até 110 caracteres. Subtítulo em quatro linhas com até 110 caracteres.

Galeria de vídeos - box01

Assunto 1

Título da notícia em 3 linhas - até 50 caracteres

Subtítulo em quatro linhas com até 110 caracteres. Subtítulo em quatro linhas com até 110 caracteres.

Assunto 2

Título da notícia em 3 linhas - até 50 caracteres

Subtítulo em quatro linhas com até 110 caracteres. Subtítulo em quatro linhas com até 110 caracteres.

Assunto 3

Título da notícia em 3 linhas - até 50 caracteres

Subtítulo em quatro linhas com até 110 caracteres. Subtítulo em quatro linhas com até 110 caracteres.

Últimas notícias

Grupo da UFRB publica livro sobre atividade física e alimentação saudável na escola

Os professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Teresa Maria Bianchini de Quadros, Alex Pinheiro Gordia e Vanessa Barbosa Facina, acabam de publicar o livro “Atividade Física e Alimentação Saudável na Escola: Um Programa de Educação para a Saúde” pela Phorte Editora. Também participaram da construção do livro nove estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Nutrição da Universidade. O livro de 304 páginas relata as experiências de dois anos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) intitulado “Promoção da Saúde do Escolar”, realizado em Amargosa, Bahia. O intuito do programa foi contribuir para a formação integral de crianças e de adolescentes estudantes da rede pública de ensino do município de Amargosa por meio de ações de promoção, de prevenção e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno crescimento/desenvolvimento de indivíduos nessa faixa etária. O livro é composto por três partes com um total de 16 capítulos. A Parte 1 é sobre “A promoção da saúde do escolar e o trabalho interdisciplinar” e está estruturada em dez capítulos, que têm por objetivo apresentar os planos de trabalho das dez oficinas realizadas com os escolares. Na Parte 2, “Envolvendo a comunidade escolar em ações de promoção da saúde”, estruturada em três capítulos, os autores apresentam estratégias que visam facilitar a ação de pais, merendeiras e professoras como agentes promotores da saúde do escolar. A Parte 3 refere-se aos “Relatos de experiência” de petianos, gestores, diretores, coordenação pedagógica e professores de escolas que participaram do programa e foi estruturada em três capítulos que apresentam a percepção dos atores envolvidos no PET Promoção da Saúde do Escolar, com foco na avaliação geral do programa. A professora Teresa Quadros explica que a escola é um espaço institucional de convivência social, que acolhe o escolar durante relevante parte de sua vida, com grande potencial para influenciar na adoção de modos de vida mais saudáveis. “Os escolares, quando bem informados, podem ser multiplicadores e estimular mudanças em suas famílias, fomentando novos hábitos alimentares e de atividade física. Com base nesse contexto, acreditamos que um programa de intervenção interdisciplinar, com foco no aumento da prática de atividade física, na diminuição do comportamento sedentário e na adoção de hábitos alimentares saudáveis, desenvolvido na escola, tenha sido a combinação ideal para a realização das atividades do PET Promoção da Saúde do Escolar”, afirma a professora. Os autores também reforçam a importância de ações como o PET-Saúde para promoção da saúde da população e para a formação inicial e continuada de estudantes de graduação e profissionais da área da saúde. O Programa tem o auxílio financeiro Ministério da Saúde, disponibilizado por meio de bolsas de estudos, que possibilitou o desenvolvimento do trabalho em Amargosa e a construção da obra. “O livro contribui para preencher uma importante lacuna da literatura sobre como planejar e desenvolver um programa de educação para saúde no ambiente escolar, com ênfase na prática de atividade física e na alimentação saudável”, diz Teresa.

UFRB empossa nova diretoria do Campus Feira de Santana em mandato de quatro anos

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou a solenidade de posse da nova diretoria eleita do Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, na manhã da última quarta-feira, dia 19 de junho, na Sala 07, do Pavilhão 2, na própria instituição. Os novos empossados nos cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente, são os professores doutores Jacson Machado Nunes e Odair Vieira dos Santos, que substituíram as professora doutoras, Susana Couto Pimentel e Jacira Teixeira Castro, respectivamente. O mandato tem duração de quatro anos. A solenidade de posse foi presidida pelo reitor da UFRB, professor Silvio Soglia. Da mesa institucional ainda fizeram parte, a vice-reitora Georgina Gonçalves dos Santos, os novos diretores e ex-diretores; e o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Antonio Carlos Borges Júnior. Após a formação da mesa, aconteceu a execução do Hino Nacional e os pronunciamentos das professoras Susana Couto e Jacira Castro. Susana Couto fez um balanço de sua gestão como diretora do CETENS, no período compreendido de 07 de julho de 2015 a 19 de junho de 2019. Ela prestou contas de sua atuação e agradeceu as pessoas que lhe apoiaram no cargo. Em seguida, discursou a vice-diretora cessante, Jacira Teixeira.

Projeto da UFRB que incentiva mulheres a seguir carreira nas exatas ganha prêmio nacional

O projeto de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que incentiva mulheres a seguir carreira na área das ciências exatas e tecnológicas conquistou o 3º lugar no concurso de Cases de Sucesso, realizado durante a XVI Reunião Nacional de Ramos Estudantis do Institute of Electrical and Electronic Engineers - IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), que ocorreu no campus de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista (Unesp), entre os dias 20 e 23 de junho. A coordenadora, professora Cristiane Pimentel, ao lado de participantes do projeto. O projeto “Princesas da Tecnologia” foi premiado na categoria Women in Engineering – WIE(Mulheres na Engenharia), dentre dez concorrentes nacionais que disputaram o concurso. Coordenado pela professora Cristiane Pimentel, o projeto buscou atrair o interesse de estudantes do terceiro ano do ensino médio, especialmente do sexo feminino, pelas profissões ligadas às Science, Technology, Engineering, Mathematics – STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e, como consequência, reduzir os índices de evasão nesses cursos e apoiar uma maior diversidade do público discente na graduação. De acordo com as informações levantadas pelo projeto, apesar do Brasil ter um maior percentual de estudantes do sexo feminino nas universidades, grande parte dessas estudantes acaba optando por carreiras relacionadas às áreas de humanas e saúde. “Segundo o relatório Gender and Education for All: The Leap to Equality (Gênero e Educação para Todos: O Salto para a Igualdade), publicado pela UNESCO em 2007, o desinteresse das meninas pelas ciências e estudos técnicos é vista como uma questão social e ações de familiares e de educadores contribuem para essa falta de interesse”, apontou a pesquisa, como justificativa para a proposta. Inspirado em outras iniciativas do gênero, o “Princesas da Tecnologia” buscou sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre o papel da mulher, eliminando os estereótipos de gênero. O nome do projeto faz referência à cidade de Feira de Santana, conhecida como Princesa do Sertão, onde as atividades foram desenvolvidas no período de julho a dezembro de 2018. As ações ocorreram no Colégio Professora Tecla Mello e envolveram 90 alunos da escola estadual. Estudantes do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da UFRB também colaboraram com o projeto. Ao todo, foram nove voluntários dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Engenharia de Energias e Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade. Estudantes do CETENS fazem apresentações de projetos para alunos do ensino médio. Etapas do projeto – No início das atividades, foi aplicado um questionário internacional de pesquisa intitulado The Relevance of Science Education – ROSE, com o objetivo de analisar o grau de interesse das alunas do ensino médio do Colégio Professora Tecla Mello pelos cursos STEM, especialmente os oferecidos pelo CETENS, e o conhecimento por parte delas sobre as oportunidades ou dificuldades que podem enfrentar nesses cursos. Após esta etapa, foram realizadas palestras com mulheres profissionais e docentes de cada curso do CETENS para divulgar o que faz o profissional dessas áreas, desmistificar as profissões e sanar as dúvidas. Em seguida, foi promovida uma visita técnica das alunas do Tecla Mello à UFRB para conhecer as instalações da universidade e, por fim, foram realizadas apresentações na escola de projetos desenvolvidos por estudantes do CETENS para demonstrar a aplicação prática. “As alunas tiveram a oportunidade de conversar com outros profissionais, gerando interesse pelas áreas e compartilhando experiências”, disse a professora Cristiane. Ao final das atividades, foi aplicado novamente o questionário ROSE para avaliar o impacto do projeto na escola. Foi constatado que houve redução na dúvida quanto ao curso de preferência para a graduação, passando de 67% para 27% o índice antes e após as ações. Também houve um aumento pelo interesse na área de exatas, passando de 31% para 42%, e dois cursos despertaram maior interesse: Engenharia de Produção e Engenharia de Energia.